Descubra o que é varanda integrada com 5 ideias modernas
Você já ouviu falar em varanda integrada? Ultimamente o tempo passado em casa tem feito muitos moradores buscarem esse tipo de projeto, a fim de aumentar a área útil de seus apartamentos aproveitando a varanda pouco utilizada. Optar por uma varanda integrada é uma boa forma de criar um novo espaço e usá-lo a seu favor de muitas formas diferentes. A partir de exemplos reais, vamos te mostrar algumas das possibilidades quando pensamos em varandas integradas. Continue lendo para saber mais!
Conteúdo
- O que é uma varanda integrada?
- Como integrar uma varanda?
- Vantagens e desvantagens de uma varanda integrada
- O que fazer com a varanda integrada
- 1. Sala integrada com varanda jungle
- 2. Sala integrada com varanda pequena
- 3. Quarto com varanda integrada
- 4. Sala integrada com varanda gourmet
- 5. Varanda integrada com área de serviço
O que é uma varanda integrada?
Varanda integrada é o resultado da inclusão da varanda a um cômodo adjacente. A varanda normalmente é incluída nos projetos de apartamentos para ser um local aberto, com luz natural, porém muitas vezes acaba se tornando um local pouco utilizado pelos moradores, especialmente quando é pequena. Desse modo, a integração da varanda acaba sendo uma boa solução para um melhor aproveitamento dos espaços.
Para sua varanda ser integrada, o piso deve estar nivelado com o restante do cômodo e ela deve ser fechada com folhas de vidro retráteis. Para além desses requisitos básicos, cada projeto de varanda integrada é único e seus objetivos diferem de acordo com a vontade e necessidade dos moradores.
Como integrar uma varanda?
Para integrar uma varanda em apartamento, o primeiro passo é a consulta ao síndico para confirmar se alterações na fachada do prédio são permitidas. Após a confirmação, o projeto precisa ter como base o envidraçamento externo, o nivelamento do piso e a remoção da porta balcão do cômodo que será integrado. Uma parte muito importante do projeto é a escolha de boas cortinas para proteger os móveis da luz direta do sol, já que essa solução implicará em maior exposição aos raios solares.
Nesse momento, é de extrema importância contar com a ajuda de profissionais qualificados para execução do serviço, de modo a evitar problemas posteriores. O envidraçamento feito de forma incorreta, pode levar a problemas de segurança e infiltrações. A vedação bem feita é imprescindível para seu projeto dar certo!
Vantagens e desvantagens de uma varanda integrada
Para te ajudar a decidir se a varanda integrada é perfeita para você, listamos as vantagens e desvantagens desse tipo de projeto.
Vantagens:
- Maior aproveitamento do espaço.
- Possibilidade de controle da temperatura no cômodo com o fechamento.
- A área fica mais fácil de limpar.
- Mais iluminação natural dentro do apartamento.
- Vista integrada à sala/quarto.
Desvantagens:
- Sem bons profissionais, a obra se torna um problema.
- Perda de acesso ao ar livre.
- Envidraçamento aumenta a temperatura do ambiente nos dias com muito sol.
- Perda de um cômodo privado no apartamento.
- Necessidade de cortinas/persianas.
O que fazer com a varanda integrada
Pense no que você faria com um espaço a mais na sala ou no quarto do seu apê. Pensou? Esse sonho pode se tornar realidade ao final da integração da sua varanda!
Em seu modelo mais tradicional, a varanda integrada se torna uma extensão da sala, com poucos detalhes que demonstram que o espaço já foi uma varanda separada da estrutura principal do imóvel. Dependendo da decoração escolhida e do tamanho da varanda, essa extensão pode se tornar uma nova área com um objetivo específico dentro da casa.
Assim, a varanda integrada pode tomar a forma de uma área para jantar ou uma segunda sala de estar interligada com a principal, perfeito para domicílios que gostam de receber amigos e precisam de ambientes maiores. Aos que gostam de cozinhar, a varanda pode ser transformada num espaço gourmet, com mais privacidade em relação às áreas comuns do prédio. Outra pedida muito em alta nos dias de hoje é o escritório dentro de casa.
Como em toda reforma, o objetivo final depende quase que totalmente da qualidade do serviço contratado. Separamos alguns projetos feitos por nós para te ajudar na decisão da sua varanda integrada. Confira a seguir!
1. Sala integrada com varanda jungle
Este primeiro exemplo foi um projeto que utilizamos a varanda como uma extensão direta da sala. A varanda era estreita e não comportava uma mesa com cadeiras, por exemplo. O termo jungle significa “selva”, e podemos ver na distribuição de plantas a busca pelo elemento da floresta dentro do apartamento urbano. Com a integração da varanda à sala, foi possível trazer muito mais verde para dentro da casa.
2. Sala integrada com varanda pequena
Neste projeto, aproveitamos a varanda pequena para integrá-la à ampla sala. Aqui, o projeto contou com o envidraçamento da varanda, nivelamento de piso, remoção da porta balcão e inclusão de uma ampla bancada de apoio à churrasqueira.
Como já falamos lá em cima, uma varanda pequena, muitas vezes se torna um ambiente sem utilidade, e fazer a integração com a sala possibilita abrir ainda mais um cômodo central para os moradores. Dessa forma, a casa como um todo se beneficia da área. Aqui, o layout open space deixou o ambiente muito mais amplo.
3. Quarto com varanda integrada
Este é um exemplo muito interessante de como a integração da varanda pode ajudar a aumentar a área útil de apartamentos pequenos. Nesse studio, diferente dos exemplos anteriores, a varanda foi integrada mantendo a porta balcão no projeto final. Isso foi pensado para privilegiar o isolamento térmico do ambiente e a privacidade, quando necessário. Como resultado, obtivemos um ambiente versátil e multifuncional.
4. Sala integrada com varanda gourmet
Quando os clientes chegam até nós com um objetivo claro em mente, fazemos de tudo para conseguir realizá-lo. Aqui, o sonho para a integração da varanda no Projeto Michigan era ter uma cervejeira no espaço. Dito e feito!
Por ser uma varanda ampla, conseguimos desenvolver várias soluções inovadoras para o espaço: a cervejeira veio acompanhada de prateleiras para armazenar os copos e taças, enquanto o corredor lateral ganhou um buffet para tornar o espaço ainda mais funcional para receber os amigos. Para esconder a área de serviço, desenhamos uma porta de correr de madeira ripada, uma solução linda e prática. Assim ficou pronta a área gourmet do espaço!
5. Varanda com área de serviço
Ambientes com mais de uma função são comuns quando pensamos em apartamentos pequenos. Incluir a área de serviço na varanda é uma ótima ideia quando o espaço precisa ser muito bem aproveitado. Porém, como fazer quando a varanda também é espaço de socialização?
As soluções que mais gostamos incluem algum tipo de divisão que traga leveza ao ambiente e esconda os elementos da área de serviço, como é o caso das portas de madeira ripada, vidro jateado ou das paredes de Cobogó (elemento vazado). A partir dessas ideias, podemos pensar em inúmeras possibilidades para criar um projeto personalizado que traduza o seu estilo e modo de vida.
Agora que você já sabe o que são as varandas integradas e as muitas possibilidades que elas podem trazer, fale conosco para pensarmos juntos a melhor solução para seu espaço!