Pintura: a casa e do seu jeito

Pintando a casa e do seu jeito

Artigo Lili Giudice - Pintura - Destaque

É possível pintar a casa por conta própria e economizar com algumas dicas que vou colocar aqui.
Sua casa tá precisando de uma pintura, mas você não quer investir em um profissional no momento?!

Saiba que você pode se aventurar e fazer o serviço muito bem com as dicas que separei pra você. Além de ser uma atividade relaxante para muita gente, quando tudo estiver pronto, você terá aquela sensação de orgulho por ter feito algo incrível.

Vem conferir o passo a passo e colocar a mão na massa já!

1. Organize o ambiente

A primeira e diríamos que a mais importante etapa para dar início à sua pintura com segurança e tranquilidade. Por isso, se for pintar um ambiente completo, coloque os móveis no centro do espaço e cubra-os com uma lona ou tecido. Coloque fita crepe nos cantos, rodapés e lugares onde você não quer aplicar tinta. Lembre-se de remover espelhinhos, interruptores e tomadas.

Artigo Lili Giudice Pintura - 1
Artigo Lili Giudice Pintura - 2
Artigo Lili Giudice Pintura - 3

2. Forre o chão

Plásticos demoram a secar, rasgam, grudam no pé e melam tudo. Então, na hora de cobrir o chão, o mais indicado é usar papelão ondulado, que além ser sustentável, absorve a tinta fazendo com que ela seque mais rapidamente.

Artigo Lili Giudice Pintura - 4

3. PREPARE A SUPERFÍCIE

Avalie se a parede está em bom estado ou se será preciso correções antes da pintura. Se encontrar buracos, furos ou descamação é preciso raspar e aplicar massa corrida. Após aplicar a massa corrida é necessário esperar secar e depois lixar a área para uniformizar. Se estiver em bom estado, basta lixar para deixar a superfície lisa e na sequência passar um pano úmido para remover a poeira antes de iniciar a pintura.

Artigo Lili Giudice Pintura - 5
Artigo Lili Giudice Pintura - 6

4. ETAPA

Sugerimos a sequência abaixo para realizar a pintura no ambiente, sendo:

  • Pintar primeiramente o teto;
  • Em seguida realizar a pintura das paredes;
  • Depois pintar portas e janelas do ambiente;
  • Por fim, pintar os rodapés (se necessário).
Artigo Lili Giudice Pintura - 7
Artigo Lili Giudice Pintura - 8

5. APLICAÇÃO E ACABAMENTO

A aplicação deve ser feita da forma mais homogênea possível. Comece passando o pincel nos limites da parede e antes de secar, já complete a área com o rolo. Na sequência, molhe o rolo na bandeja e desenhe a letra N, começando de baixo para cima para descarregar a tinta na parede. Em seguida, comece a repassar o rolo paralelamente, de forma vertical, para espalhar a tinta. Dessa forma, você evita o aparecimento de manchas porque a tinta fica bem uniforme.

Repita o procedimento até pintar toda a área. Um cabo de vassoura pode funcionar bem como extensor para o rolo. Espere três horas e repita a aplicação.

A segunda demão elimina as diferenças entre os cantos pintados com pincel e o que foi pintado com o rolo, além de melhorar a cobertura. Depois de tudo pronto e seco, retire as fitas e proteções com cuidado para não danificar a pintura.

Artigo Lili Giudice Pintura - 9
Artigo Lili Giudice Pintura - 10