Não é tão difícil quanto parece: 13 modelos para decoração de sala pequena!

 em Dicas

Precisando de ajuda com a decoração da sua sala pequena? Leia este post e encontre 13 modelos para se inspirar! 

De fato hoje em dia existe uma grande quantidade de novos empreendimentos com um espaço bastante reduzido. E muitas vezes a sala é pequena e parece não caber nada.  E é aí que surge a dúvida: como posso fazer uma boa decoração em sala pequena? Afinal, a sala de estar é o ambiente no qual passamos mais tempo depois do nosso próprio quarto. Fazer decoração de sala pequena pode parecer fácil, mas requer muito planejamento e cuidado para escolher as opções que se encaixem melhor com a estrutura do ambiente e ainda tenha a sua cara. Por isso, trouxemos algumas dicas de decoração de sala pequena e como deixá-la mais charmosa e elegante. Vamos lá?

Antes de botar a mão na massa e começar a decorar a sala pequena, é imprescindível medir todo o espaço para poder planejar detalhadamente o que será utilizado naquele ambiente. Existem opções de aplicativos de celular que facilitam este processo. Você deve escolher móveis e itens de decoração que caibam no ambiente e que não fiquem apertados quando forem colocados juntos na composição da sala de estar. 

A partir disso, comece pelas cores: são elas que irão ditar o tom que você deseja transmitir em sua sala pequena. As cores recomendadas são as que possuem tonalidades mais claras e neutras. Cores mais escuras podem transmitir uma sensação de sufoco, justamente o que deve ser evitado na montagem da decoração de uma sala pequena. Vale ressaltar que, caso você queira escolher cores mais escuras para decorar sua sala, aplique elas em apenas alguns elementos, como em uma parede ou algum móvel.

Depois de realizar a metragem da sala e definir as cores, comece a planejar os itens que ocuparão a maior parte do ambiente. O sofá, por exemplo, deve ser escolhido de acordo com o tamanho da sala pequena, bem como o rack para apoio da televisão, e até mesmo mesas de centro ou mesas da sala de jantar. Ambos podem combinar as cores entre si para trazer mais elegância. Itens como prateleiras, nichos e painéis, auxiliam na organização da sala pequena. Como este ambiente não pode ter muitos itens espalhados por aí, eles são uma ótima opção para deixar tudo no seu devido lugar!

Se você deseja ampliar o ambiente, uma ótima dica é apostar em espelhos para decoração de sala pequena. Além de deixarem o ambiente mais claro, técnica utilizada para deixar ele mais espaçoso, os espelhos podem te ajudar a economizar! Você pode trocar gastos com pintura ou aplicações em papéis de parede colocando espelhos que refletirão a mesma parede. 

Evite deixar a televisão de frente para o local em que o espelho estará refletido. Isso pode atrapalhar na hora de assistir aquele filminho que você gosta. 

Cortinas trazem mais conforto e deixam a sala de estar mais aconchegante, certo? A dica que trouxemos para aplicação de cortinas em sala pequena é que ela seja comprida, do teto ao chão e, se possível, disponibilizar uma parede apenas para receber a cortina. 

Uma prática muito comum de quem possui salas pequenas é apostar na integração de ambientes, unindo a sala de estar com a sala de jantar e consequentemente a cozinha, por exemplo. Neste caso, apenas a cozinha merece uma atenção maior na divisão de ambientes, podendo ser feito um revestimento melhor trabalhado e mais adaptável especificamente. A sala de estar e a sala de jantar se complementam e não necessitam, necessariamente, de uma divisão mais aparente. 

A iluminação deve ser muito bem planejada, pois além de trazerem um ambiente mais aconchegante e intimista, a iluminação pode complementar – e muito –  a ampliação da sala pequena. Lustres, luminárias e abajures podem ser utilizados em jogos de iluminação. Luzes com cores quentes ou neutras deixam o ambiente bem confortável.

Apesar de possuírem pouco espaço, é possível criar ambientes confortáveis, elegantes e únicos, unindo um bom planejamento e uma boa escolha dos componentes que irão formar a sua sala pequena bem decorada. Precisando de mais ideias e inspirações?

Dê uma olhada em meu blog mensal, aqui você encontra todos os tipos de conteúdos relacionados a decoração de casa, arquitetura e design de interiores! Acesse www.liligiudice.com.br/blog e saiba mais! 

Para conhecer mais sobre o meu trabalho, acesse www.liligiudice.com.br 

Novidades