5 dicas de decoração rústica para sua casa

 em Dicas

Através deste artigo você encontrará ideias e dicas para decorar qualquer ambiente com estilo rústico.

Quer mudar a decoração da casa, mas está confuso quanto ao estilo de decoração? Neste post você vai conhecer os principais elementos que compõe a decoração rústica e dicas para começar agora a redecorar seu ambiente. 

Os diversos estilos de decoração estão em alta em todas as plataformas online, basta digitar na barra de pesquisa e ter acesso à diversas imagens incríveis do cômodo que deseja decorar. Mas, na hora de colocar na prática, é normal que a gente fique perdido na composição do ambiente. Para solucionar as dúvidas sobre a decoração rústica, separamos os principais elementos para você arrasar na decoração da sua casa. 

1 – Afinal, o que é uma decoração rústica?

A decoração rústica é composta por acabamentos simples e design rudimentar, que visam o conforto e aconchego através de elementos da natureza.
Para pegar o clima, podemos pensar nas lembranças afetivas de uma casa de campo e cheiro de terra molhada. As texturas e acabamentos remetem ao processo de construção, onde os tijolinhos e detalhes em madeira sempre marcam presença!
Quando falamos de cores, podemos pensar numa paleta de tons terrosos e quentes, que trazem aquela sensação de conforto e aconchego.
O mais legal deste tipo de decoração é a possibilidade de criar algo simples e super estiloso, e o melhor: sem gastar muito!
Atualmente, é possível encontrar no mercado diversos itens de decoração rústica que “imitam” as texturas de acabamento rudimentar: papel de parede, pisos vinílicos, pallets e móveis que vão garantir um estilo único para seu ambiente.

2 – Imagens de inspiração

Quem nunca salvou um monte de imagens de inspiração para decoração e, na hora de colocar a mão na massa, olhou a foto e nem se lembrou do porquê aquela foto estava ali? Essas imagens maravilhosas de ambientes decorados são sempre carregadas de muitos conteúdos: piso, móveis, itens de decoração. Tudo fica muito lindo junto, mas depois, ao pegar todas as referências, temos milhares de inspirações que nem sempre se completam. 

A #dica aqui é analisar bem as imagens de referência e entender qual item mais te chamou atenção, e pesquisar elementos que mais se assemelham (até porque pode ser meio difícil achar exatamente igual, né?)
Colocando a dica em prática, legendamos as imagens de inspiração com os itens preferidos em cada ambiente, confira:

2 – Papel de parede na decoração 

Quer redecorar o ambiente para uma decoração rústica sem fazer bagunça e gastando pouco? Um papel de parede num pedacinho estratégico do cômodo pode trazer o estilo necessário para composição da sua decoração rústica. #Dica: aposte em texturas que remetem a pedras, tijolos e concreto. 

Uma imagem contendo interior, chão, sofá, vivendoDescrição gerada automaticamente

Papel de parede com duas texturas e painel de madeira escura

Uma imagem contendo relógio, parede, interior, chãoDescrição gerada automaticamente

Papel de parede texturizado e painel de madeira claro

3 – Móveis de madeira 

Sabe aquele móvel antigo da casa da vó que tá parado num cômodo, sem utilização? São esses os melhores móveis de madeira para compor o ambiente. Não tem nada sobrando na casa dos familiares? Se joga no brechó! Você vai se surpreender com os itens baratos e que podem ajudar muito na composição do ambiente. 

Uma imagem contendo parede, interior, mesa, chãoDescrição gerada automaticamente

Sofá e mesa de centro em madeira rústica clara 

Uma imagem contendo interior, janela, vivendo, chãoDescrição gerada automaticamente

Sofá de madeira clara com mesa de apoio. Atenção para persiana de madeira e detalhes artesanais.

4 – Itens decorativos

Esse é o momento de se jogar e utilizar os principais itens que remetem à natureza: tecidos fluídos como linho e algodão trazem o conforto fundamental para esta decoração, além de peças artesanais, itens de barro, cerâmicas e claro, muitas plantas!

Uma imagem contendo vivendo, interior, chão, paredeDescrição gerada automaticamente

Ambiente com diversos itens artesanais: atenção especial para a rede, cestos e cachepot e quadros étnicos.

Uma imagem contendo interior, parede, sofá, salaDescrição gerada automaticamente

Mais uma foto deste ambiente, apresentando o lustre artesanal, estampas étnicas e tecidos leves.

5 – Misturando estilos 

Agora que você já sabe como chegar em um resultado bem próximo da sua inspiração, está na hora de ousar! 

A decoração rústica é um coringa quando o assunto é misturar estilos. Pela predominância de elementos de aconchego e naturais, é possível brincar com texturas e itens de decoração de estilos similares. #Dica: Estilo industrial e Urban Jungle encaixam muito bem nessa mistura. Para conferir nossas dicas de decoração industrial clica aqui!

Uma imagem contendo interior, parede, vivendo, salaDescrição gerada automaticamente

Móveis em madeira com lustre industrial e mesa de apoio no mesmo estilo.

Uma imagem contendo sofá, mobília, interior, assentoDescrição gerada automaticamente

Mesa de apoio industrial com vaso em madeira e sofá azul marinho.

Para receber mais conteúdos como este, continue acompanhando o meu blog: www.liligiudice.com.br/blog

Novidades