Dicas de decoração: quarto pequeno

 em Branding, Dicas

Com este artigo, saiba como montar uma decoração para quarto pequeno da melhor forma.

Muitos itens são essenciais para decoração de quartos, porém, quando eles são pequenos, muitos elementos acabam deixando o cômodo ainda menor. Continue lendo e conheça algumas dicas para mudar essa realidade.

Muitos apartamentos têm como realidade os quartos pequenos. É fundamental ter em mente que, contar com poucos metros quadrados não é sinônimo de desconforto. É totalmente possível desenvolver uma decoração bonita, aproveitando muito bem todos os cantinhos para que ele fique do jeitinho que você sempre sonhou.

É importante seguir algumas dicas e truques no momento de elaborar uma decoração de quarto pequeno, permitindo que o resultado seja um ambiente organizado, com otimização de espaços e que não traga a sensação de aperto. O importante é fazer com que o ambiente tenha a cara dos donos e seja como sempre sonharam.

Para ajudar a desenvolver esse tão sonhado cômodo, preparei algumas dicas que não podem faltar no momento da escolha dos itens, seja para decoração de quarto pequeno de casal ou solteiro.

1 – Cores claras

Como já citei em outros blogs, as cores claras ajudam a transmitir a sensação de amplitude, diferentemente das tonalidades escuras. Não ache que o quarto deva ser monocromático por este motivo, ele pode conter elementos bem coloridos como destaque. Uma ótima dica neste caso, é deixar que móveis ou objetos tenham cores fortes, como almofadas, quadros e cadeiras, por exemplo, mas sempre manter as paredes e a maior parte dos elementos em tonalidades claras.

2 – O cômodo precisa de cor

Como dito no item anterior, a maior parte da decoração para quarto pequeno deve ser em tonalidades claras, porém, é fundamental que exista um ponto de cor no cômodo. Essa pequena observação trará vida e movimento para o ambiente, deixando tudo mais alegre e divertido. Além disso, os itens que fogem do padrão acabam tornando-se o ponto de atenção do espaço, ganhando assim, muita importância.

3 – Cuidado com a quantidade de objetos

No momento de escolher os itens para compor a decoração de um quarto pequeno, é preciso ter muito cuidado. Como o próprio nome já diz, o espaço é pequeno, e colocar uma grande quantidade de objetos pode deixá-lo carregado e visualmente poluído. Além disso, se o espaço estiver com muitos itens decorativos, transmite a impressão de que o cômodo é apertado e nada confortável. Opte apenas pelos objetos necessários, permitindo que nada fique amontoado.

4 – Móveis planejados

Quando o espaço é pequeno, o ideal é realizar uma excelente otimização. Uma ótima opção é o uso de móveis planejados. Planejando a mobília, até os cantos das paredes acabam sendo utilizados da forma ideal para armazenar todos os objetos.

5 – Opte por móveis em altura baixa

Um ótimo truque para disfarçar o tamanho do quarto é optar por móveis baixos, assim, o pé direito parece mais alto e o quarto transmite ser maior do que realmente é. Lembre-se de tomar cuidado para não atrapalhar a circulação, criando obstáculos.

6 – Saiba aproveitar bem os espaços

Olhe os espaços de uma forma mais cautelosa e pense como aproveitar ao máximo cada cantinho. Sempre tem uma quina que acaba sendo pouco utilizada, porém, ela pode fazer total diferença no momento de criar espaços para armazenagem. Outra dica boa é optar por móveis 2 em 1, como os puffs que também oferecem compartimento para organização de itens.

7 – A circulação deve ter uma atenção exclusiva

Além de bonito, um quarto precisa ser funcional. A circulação está diretamente ligada à disposição dos elementos no cômodo, e no momento de decidir onde cada mobília irá,  é preciso pensar se ficará prático abrir portas, trocar de roupa, ter um cantinho especial para os estudos, entre muitos outros fatores. Isso é fundamental para garantir a praticidade no dia a dia, afinal, todos vivemos correndo, e não tem nada mais frustrante do que se atrapalhar devido à disposição de móveis.

8 – A TV pode estar na parede.

Ainda falando sobre circulação, uma grande dica é utilizar o mínimo de móveis possíveis em decoração de quarto pequeno. Tirar o rack e substituir por painéis ou suportes para televisão fixados na parede é uma ótima opção para permitir que a circulação do espaço não seja prejudicada. Usar painéis ajudam a esconder os fios e deixar o ambiente mais organizado.

9 – Iluminação 

Em decoração de quarto pequeno  é muito interessante investir em iluminação. Você pode dar destaque em algum objeto ou promover uma luz suave e relaxante.  Uma boa opção são os pendentes para os criados mudos ao invés de abatjours. Além de trazer um efeito decorativo interessante, a instalação de pendentes no teto deixa a área do criado livre para colocar livros e outros objetos.  

As luminárias com iluminação indireta também são muito legais para utilizar no quarto porque elas não refletem  a luz diretamente. Normalmente a luz é lançada para o teto ou parede e distribuída de forma suave pelo ambiente. Outra dica excelente é valorizar a iluminação natural, aproveitando as janelas já existentes como um recurso para trazer claridade ao espaço.

10 – A melhor dica é: utilize espelhos

A peça mais coringa em decoração de quarto pequeno é o espelho, em especial por transmitir a sensação de amplitude no espaço. Existem ainda, algumas dicas que devem ser seguidas para garantir essa sensação, como por exemplo, utilizar um espelho amplo que se estenda  ao longo de toda a altura e largura de uma das paredes. É indicado que a parede oposta ao espelho contenha algo interessante para se destacar.

Uma outra dica é fazer armários com portas espelhadas. E ainda você pode optar por cores de espelhos como por exemplo o prata, fumê ou bronze para combinar melhor com a sua decoração.

11 – Prateleiras e nichos devem ser usadas ao seu favor

Criando espaço de armazenamento nas paredes, utilizando nichos e prateleiras, fica muito mais fácil tirar objetos do chão. Esses itens são excelentes para manter toda a decoração e alguns objetos organizados, reduzindo a bagunça que faz com que o ambiente pareça menor do que realmente é.

Você se interessou e quer deixar sua decoração para quarto pequeno ainda mais apaixonante? Conte com a minha ajuda, eu tenho certeza que posso te ajudar! Acesse o meu site e conheça os meus projetos: www.liligiudice.com.br

Quer ler mais matérias como essa? Acesse: https://liligiudice.com.br/blog/

Novidades