5 dicas para planejar uma boa decoração de consultório odontológico

 em Branding

Aprenda como decorar o seu consultório odontológico e descubra porque essas dicas fazem toda a diferença para seus pacientes! 

Você costuma reparar na decoração de consultório odontológico? Ter um consultório bem decorado, torna o ambiente acolhedor para quem não é muito fã de dentistas, afinal, a primeira impressão é a que fica, certo? Estar em um ambiente confortável e aconchegante logo de cara faz toda a diferença, ainda mais se o paciente tiver algum receio de consultas ao dentista.  

O consultório deve estar alinhado com duas características principais: o ambiente profissional e a personalidade dos dentistas. Além de garantir confiança e credibilidade por parte dos clientes, um dos principais pontos para se destacar no mercado e ressaltar o seu diferencial é apostar fundo na decoração de seu consultório odontológico. Leia esta matéria e saiba quais são as melhores dicas para decoração do seu consultório!

Planejando  a decoração do consultório odontológico 

Dispor um pouquinho do seu tempo para planejar a decoração pode parecer pouco importante em comparação as tarefas que você possui, entretanto, é muito importante transmitir para seu cliente a preocupação que você teve em cada detalhe. A percepção que o cliente possui do seu consultório e da sua marca é um fator determinante para escolha e fidelização. Por isso, siga as dicas que disponibilizamos abaixo! 

  • Cores e decoração de consultório odontológico 

As cores escolhidas para decoração de consultório odontológico devem valorizar a proposta do ambiente com a sua identidade visual. Evite as cores fortes, pois elas podem provocar certa agitação e desconforto nos pacientes. Entretanto, fuja do comum: o ambiente todo branco já está ultrapassado, enquanto as paletas de cores verdes e azuis continuam aparecendo bastante. Escolha cores claras que ampliem o espaço. Use móveis com detalhes em madeira de tons claros ou médios que trazem sensação de conforto. 

  • Aposte em elementos visuais de decoração 

Cartazes de creme dental e serviços odontológicos? Essa ideia já está ultrapassada faz tempo! O que vêm chamando a atenção atualmente são as novas tendências de decoração e não banners informativos sobre doenças e tipos de tratamentos. É claro que eles devem estar presentes nas salas, afinal, fazem parte da venda do seu serviço, mas na recepção, você pode apostar em telas e quadros artísticos para decoração de consultório odontológico, sem perder a associação com o tema da odontologia, que tal?

  • Iluminação e ambiente fresco fazem parte da decoração de consultório odontológico!

A iluminação de um consultório odontológico possui impactos visuais e funcionais, pois é primordial uma boa iluminação para os processos realizados dentro do consultório clínico e na recepção. Vale ressaltar que é preciso tomar muito cuidado com o tipo de lâmpada escolhida, principalmente as de led, pois a reprodução das cores pode ser afetada nos materiais com restauração estética. 

Para a recepção, fuja da luz fria, que remete a um aspecto de hospital. A recepção deve ser um lugar confortável e acolhedor. Tente trazer também um ambiente fresco e arejado, afinal, o bem-estar do paciente é super importante para ele se sentir confortável e estar sempre de volta ao seu consultório.

  • Sala de espera? A decoração do consultório odontológico merece uma recepção! 

A recepção é um ambiente muito importante a ser planejado na decoração de consultório odontológico. A ideia é fugir do estereótipo de “sala de espera” e criar uma recepção confortável e agradável, que demonstre todo o carinho pensado para o paciente. Segundo alguns estudos, a espera pode ser o momento de tensão para os clientes que tem medo de ir ao dentista. Uma recepção bem equipada, decorada, alegre e que entretenha o paciente é o objetivo que deve ser alcançado ao planejar a decoração de consultório odontológico. Vale ressaltar que a recepção é o primeiro contato do cliente com o consultório, e como dito anteriormente, uma boa experiência é fundamental para manter a fidelização do seu cliente. Por isso, aposte fundo em móveis confortáveis, papéis de parede ou revestimentos decorados, quadros decorativos, adesivos com frases de impacto, espaços para coffee e pequenos espaços para leitura e brincadeiras para as crianças, bem como TV’s. Se preferir, uma música ambiente que agrade todos os gêneros é uma ótima ideia para ser aplicada!  

  • Pense, sobretudo, no conforto do seu paciente! 

A decoração de consultório odontológico deve priorizar o conforto do paciente. A sala de atendimento deve ser o cômodo mais confortável e aconchegante do consultório. É lá que o paciente será atendido e uma boa experiência faz toda a diferença na hora de conquista-lo.  Próximo às cadeiras do dentista, posicione armários para guardar os equipamentos e deixar o consultório organizado e causar boa impressão. Decoração no teto é original e ajuda a distrair os pacientes enquanto estão sendo tratados.

Qual o principal motivo de planejar a decoração do seu consultório odontológico? Passar confiança nos serviços que serão oferecidos e fazer com que o seu cliente se sinta acolhido. É necessário pensar em todas as necessidades do tipo de público que será atendido. Para se destacar e manter a fidelização do seu público, deve ser transmitida uma preocupação com o bem-estar dos seus pacientes, criando um ambiente acolhedor, tranquilo e confortável.

Apostar fundo em decoração de consultório odontológico é uma prática que deve ser adotada por todos os dentistas. Uma decoração coerente, que realmente provoque mudanças no bem-estar e na percepção que os pacientes possuem sobre o consultório é uma prática indispensável para atrair e fidelizar seus clientes. Porém, pode ser um pouco difícil falar sobre decoração quando o assunto tratado está relacionado com odontologia. Com este post, você pode conhecer algumas dicas de decoração para consultório odontológico e como implementar tais melhorias, porém, se precisar de uma ajuda profissional, estou à disposição. Sou especialista em design de interiores, tendo em meu portfólio projetos de decoração de consultórios odontológicos.

Para solicitar o seu orçamento comigo, acesse . www.liligiudice.com.br e conheça os meus serviços, meu portfólio, dicas e muito mais sobre o universo da arquitetura e design de interiores.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, continue de olho em meu blog mensal: www.liligiudice.com.br/blog 

Novidades