15 Referências de decoração industrial

 em Branding

Com este artigo, compreenda como montar um espaço com decoração industrial perfeito.

A tendência do estilo industrial é forte no momento, combinando com pessoas modernas e jovens. Separei algumas referências ótimas para te ajudar a montar um espaço com essa decoração.

Os espaços residenciais estão sendo decorados, cada vez mais, com o estilo industrial. Sua origem está relacionada com a década de 70, na qual, galpões antigos se transformavam em moradias urbanas, que recebiam o nome de loft. Atualmente, é possível adaptar o estilo para apartamentos ou casas, montando o cômodo de diversas formas.

A inspiração no design industrial está relacionada com características primárias das construções, que ficam expostas sem acabamento em paredes e pisos de tijolos e cimento queimado. O acabamento fica por conta da suavidade da decoração, que deve equilibrar a rigidez das estruturas e trazer aconchego aos ambientes.

É fundamental que a essência esteja presente no espaço, e para que isso aconteça, é interessante manter as janelas amplas com o caixilho aparente, parede de tijolos, escadas metálicas, concreto e cimento queimado, estrutura aparente e poucas divisões no ambiente.

Para acompanhar a decoração industrial, elementos rústicos e vintage combinam muito bem, mas é claro que depende do gosto pessoal dos moradores da casa. A junção dos elementos coloridos de tons pastéis com móveis em madeira natural dá um toque especial para o ambiente, garantindo personalidade e exclusividade.

Caso descarte as cores do vintage e escolha usar apenas a madeira do rústico, busque por uma mobília antiga e desgastada, com detalhes metalizados que são o elemento principal na decoração industrial.

É muito usual encontrar o estilo com toque mais rústico em ambientes predominantemente masculinos. Nestes casos, é possível abusar de portas e janelas com acabamento mais antigo. Um palet com rodinhas pode se tornar uma excelente mesa de centro, por exemplo. Peças exclusivas e antigas são ideais para compor o ambiente e conseguir a personalização desejada.

Outro ponto fundamental para fazer com que o ambiente fique ainda mais charmoso é mesclá-lo com peças de arte. Normalmente, o pé direito dos ambientes é alto, necessitando de peças grandes para compor o espaço, valorizando-o da melhor maneira. Para ousar um pouco mais, o grafite é uma ótima escolha, afinal, é uma arte urbana que pode ser feita direto na parede ou em formato de quadros.

Conheça agora, algumas referências de decoração industrial para usar em sua casa.

1 – Espaços com características masculinas

Utilizar cores sóbrias faz com que o espaço tenha mais características masculinas. Utilizar itens que não são essencialmente decorativos na decoração, também ajuda a compor o espaço.

2 – Cores metálicas

Os itens metalizados são muito bem vindos em decorações industriais, remetendo a essência do estilo.

3 – Acessórios

É importante utilizar acessórios decorativos que remetam a época em que o estilo é inspirado.

4 – Preto e branco

A utilização de cores como preto e branco garantem a sofisticação do espaço.

5 – Concreto queimado

A principal característica da decoração industrial são as paredes e pisos de cimento queimado.

6 – Parede de tijolos

Além do cimento queimado, algo muito característico da decoração industrial são as paredes de tijolos.

7 – Detalhes em cobre

O cobre combina muito bem com os detalhes rústicos da decoração industrial, sendo ideal para compor os espaços, esconder a fiação e inventar coisas novas.

8 – Iluminação

A iluminação dos espaços construídos com base na decoração industrial é diferenciada, utilizando vários pontos com lâmpadas criativas e diferenciadas.

9 – Pé direito alto

Como os galpões que inspiraram a criação desse estilo eram grandes e com pé direito alto, as casas que possuem essas características são ideais para serem decoradas no estilo industrial.

10 – Tubulação aparente

As tubulações de ar, água e fiação deixam o espaço ainda mais industrial quando estão expostas nas paredes da residência.

11 – Tons pastéis

Para dar um pouco mais de vida ao ambiente, utilize itens de decoração em tons pastéis, eles combinam muito bem com os principais elementos de uma decoração industrial.

12 – Estante metalizada

Estantes metálicas com detalhes em madeira dão personalidade ao espaço.

13 – Escadas de ferro

Escadas de ferro preenchem muito bem os ambientes de dois andares com decoração industrial.

14 – Colunas aparentes

Para espaços industriais mais modernos, deixar as colunas de concreto aparentes é ideal, afinal, o restante será revestido e apenas elas ficarão com aspecto rústico.

15 – Banheiro

Quando mais lembrar uma indústria, mais dentro do estilo o banheiro estará. Pias metálicas, torneiras rústicas e iluminação amarelada são algumas das características que ficam perfeitas em banheiros.

Espero ter te ajudado a compreender melhor como montar um espaço industrial. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato comigo, será um prazer te ajudar: www.liligiudice.com.br

Novidades