10 dicas para decoração de apartamento alugado

 em Branding

<h1 style=”display: none;”>10 dicas para decoração de apartamento alugado
</h1>
<p style=”display: none;”>10 dicas para decoração de apartamento alugado
</p>

Com este artigo, aprenda algumas técnicas para decorar seu apartamento alugado.

Muitas vezes é difícil saber por onde iniciar a decoração de um apartamento alugado, afinal, os contratos são feitos com diversas proibições. Conheça agora, algumas dicas.

É fundamental que a casa tenha a cara de seus donos. Além disso, ela precisa ser confortável e acolhedora, fazendo jus à frase “lar doce lar”. Quando a residência é alugada, conquistar esse prazer se torna uma tarefa um pouco mais complicada.

O inquilino recebe a casa bem crua, muitas vezes estão vazias, e quando mobiliadas, contam apenas com alguns móveis planejados, permitindo que exista muito espaço vazio.

Geralmente, estes locais apresentam algumas restrições de decoração pré-estipuladas em contrato, além do que, ninguém quer gastar muito dinheiro para reformar algo que não é próprio.

Nestes casos, devemos pensar em soluções mais econômicas, fáceis de desenvolver, e que, principalmente, não interfiram na estrutura da casa. Lembre-se que, ao sair da residência, tudo deverá ser retirado, então não opte por itens que irão dificultar essa tarefa.

Para ter um apê charmoso, não importa se ele é ou não alugado, basta abusar da criatividade. Preparei algumas dicas incríveis para você aplicar e deixar a decoração do apartamento alugado com a sua cara.

1 – Parede

Quando se inicia um projeto de decoração de paredes, muitas pessoas já pensam em aplicar papel de parede. Porém, como falei anteriormente, o apartamento deve ser devolvido da mesma forma como foi alugado. Assim, aplicando papel de parede, você terá o trabalho de retirá-lo, lixar as paredes e pintá-las novamente.

Nestes casos, é interessante utilizar papel de parede em locais estratégicos, como na cabeceira da cama, uma parede da sala de jantar, lavabo, etc.., optando pelos modelos adesivos, que são bem mais fáceis de serem aplicados e retirados.

Brincar com os efeitos visuais, utilizando os adesivos para criar detalhes únicos e com pouco custo é a grande sacada deste material em decoração de apartamento alugado.

Imagem: papel adesivo sendo utilizado no teto.

Evite também, o uso de tintas com cores escuras, afinal, para cobrir tonalidades fortes com tinta branca, são necessárias diversas demãos. As cores claras são ótimas opções, ajudando inclusive, na iluminação do ambiente.

Imagem: parede em tons claros.

2 – Azulejos

Azulejos antigos ou desgastados, podem fazer com que a decoração do seu apartamento alugado se pareça ultrapassada e nada agradável. Para estes casos, existe uma solução: adesivos a prova d’água.

Atualmente existem muitas opções no mercado, variando de composições inspiradas em ladrilhos hidráulicos até modelos personalizados com padronagem no estilo azulejo português. O melhor de tudo é que você garantirá a personalidade do seu espaço, permitindo que o apartamento fique aconchegante e acolhedor.

O material é um adesivo de vinil, que é fácil de aplicar e limpar, podendo ser utilizados em todas as áreas úmidas, como cozinha e banheiro.

Imagem: cozinha com adesivo de vinil no azulejo.

3 – Piso

A maior dificuldade de todos no momento da mudança para um apartamento alugado é, sem dúvidas, não gostar do piso.

Uma sugestão bem prática é usar tapetes para esconder o que não te agrada, independentemente do ambiente.

Imagem: tapete para esconder o piso.

Outra opção são os pisos laminados de click, aplicados diretamente sobre o piso, sendo apenas encaixados um no outro, o que facilita muito no processo de aplicação e retirada para devolver o apartamento. O melhor disso é que podem ser reutilizados em outra residência.

4 – Quadros

Alguns inquilinos ficam com medo de colocar quadros nas paredes de seus apartamentos alugados por precisarem de pregos que deixam furos nas paredes.

Isso não deve ser um problema, afinal, já existem no mercado fitas dupla face incrivelmente resistentes, que garantem a fixação de seus quadros pequenos e médios nas paredes sem danificá-las. Caso apareça alguma parte descascada, é necessário apenas pintar a parede antes de devolver as chaves do imóvel.

Já para quadros maiores, não tem problema realizar alguns furinhos, afinal, existe a possibilidade de pedir ao pintor para preencher os buracos com massa antes de passar a tinta.

Não deixe de alegrar sua decoração de apartamento alugado com quadros pelo simples fato de ter medo de realizar uns furinhos na parede. Deixar seu lar acolhedor e com sua cara é mais importante e vale a pena.

Imagem: composição de quadros.

5 – Iluminação

Para não exagerar nos gastos, é fundamental não investir em projetos luminotécnicos grandiosos.

Utilizar iluminação indireta garantida pelos abajures é uma ótima opção, já que podem ser removidos com facilidade e levados para outra residência posteriormente. Existem uma infinidade de modelos de mesa ou de pé.

Imagem: abajour para iluminação indireta.

Aproveite os pontos de luz existentes e acrescentar lustres diferentes e divertidos, já que eles também podem ser retirados e colocados em outras residências.

Imagem: lustres divertidos e cheios de personalidade.

Deixar os cabos de energia aparentes, de forma que agregue a decoração também pode ser uma solução. Essa técnica remete principalmente ao estilo industrial e enche o espaço de personalidade.

Imagem: iluminação estilo industrial.

6 – Mobília

Como a casa não é própria, não faz sentido investir em mobília planejada, afinal, elas são feitas sob medida e não podem ser retirados para usar em outra residência.

Existem lojas que oferecem uma infinita quantidade de móveis prontos, com medidas padrões, design inovador e bom preço. O ideal é visitar lojas e pesquisar bem, até encontrar o que está buscando, sendo rack, buffet, mesas, entre outros itens.

Imagem: sala com móveis soltos.

7 – Prateleiras ou nichos

Instalar nichos e prateleiras deixam o espaço ainda mais funcional e organizado, combinando perfeitamente com suas necessidades em um apartamento alugado.

O item pode ajudar em banheiros, para armazenar produtos de higiene e roupas de banho, em cozinhas e lavanderias para guardar louças ou material de limpeza, nos quartos para organizar pertences pessoais e em salas como forma de decoração.

Imagem: sala com nichos e prateleiras.

8 – Cortinas

As cortinas são responsáveis por deixar o ambiente ainda mais aconchegante e decorado, podendo ser a responsável por ditar a personalidade do espaço e deixá-lo ainda mais preenchido.

No mercado, é possível encontrar cortinas de diversos modelos, texturas e tamanhos. Isso serve para que você escolha a que melhor se adapte ao ambiente, deixando-o com a sua personalidade.

Esse é mais um item que precisa ser escolhido com muito carinho, afinal, poderão ser retiradas no momento de entregar as chaves para o proprietário e instaladas novamente em um novo apartamento.

Imagem: quarto aconchegante com cortinas.

9 – Jardim vertical

Espaços verdes são fundamentais em qualquer casa, e não seria diferente no caso dos apartamentos alugados. Elas são responsáveis por alegrar a casa, deixando-a com aspecto mais vivo e natural.

Não importa o ambiente da casa, elas ficam bem em todos os lugares, mas adoram pontos com grande incidência de luminosidade. Para facilitar a manutenção, uma boa opção, são estantes com vasinhos, podendo ser substituídos com o tempo.

Imagem: jardim vertical.

10 – Araras

Itens funcionais e decorativos são peças chave para a decoração de apartamento alugado, afinal, quando menor a quantidade de mobília grande, mais fácil acontecerá possíveis mudanças.

As araras são um ótimo exemplo, pois tem um custo baixo e quando feitas manualmente, dão um toque de personalidade incrível para o ambiente.

Imagem: arara de roupas para decoração.

Espero ter ajudado com ideias criativas e práticas para realizar a decoração de apartamento alugado. Caso você esteja com dúvidas de como iniciar esse processo, entre em contato comigo, será um prazer ajudar: www.liligiudice.com.br

Novidades